Foto: Divulgação/Polícia Civil
Para garantir a segurança da população e combater a criminalidade, a Polícia Civil tem feito rondas noturnas em bairros de Santa Maria. A ação também é realizada em outras cidades do Estado que identificaram a necessidade de aumentar o efetivo de policiais nas ruas durante o período de crise climática.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
Em entrevista à Rádio CDN (93.5 FM) nesta sexta-feira (31), o delegado regional da Polícia Civil, Sandro Meinerz, destacou que os trabalhos têm se concentrado nas áreas que apresentam maiores indicadores de criminalidade em relação a tráfico de drogas, homicídios e outros delitos.
– Resolvemos focar nessas regiões e aproveitar esse tipo de atividade para munir as investigações das nossas delegacias de polícias com diferentes tipos de informações sobre indivíduos a serem localizados, pessoas suspeitas de delitos, localização de veículos utilizados em crimes, entre outras ações – explica Meinerz.
A dificuldade enfrentada pelas equipes das delegacias no acesso aos sistemas internos após a sede do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (Procergs) ter sido inundada, em Porto Alegre, foi um dos fatores que fez com que a Polícia Civil priorizasse as rondas ostensivas nas ruas. As ações ocorrem em horários alternados e devem seguir ao longo das próximas semanas.
Reflexos da crise na segurança pública
Meinerz alerta que eventos extremos como o que assolou o Rio Grande do Sul tendem a aprofundar a desigualdade e, consequentemente, agravar problemas já existentes na área de segurança pública.
– Estamos vivendo um momento difícil, que certamente vai criar uma crise econômica para muitas pessoas, entendemos que essa crise climática vai ter repercussão no campo da segurança pública por conta da diminuição de circulação de riqueza, desemprego e pobreza que podem decorrer desse tipo de situação. Então isso pode repercutir na questão das ocorrências, principalmente dos crimes patrimoniais e estelionatos – destaca o delegado.
Denúncias
Em Santa Maria, denúncias podem ser feitas na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) que funciona 24h junto ao Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp).
- Endereço da DPPA: Avenida Nossa Senhora Medianeira, nº 91, Bairro Medianeira
- Horário de funcionamento: 24h
- Telefone: (55) 3222-2858
Leia também
- Itens de higiene, roupa de cama e banho: além de alimentos, saiba quais doações devem ser priorizadas em Santa Maria
- Nova Palma precisará de R$ 35 milhões para reconstrução, afirma prefeito; valor é quase o total do orçamento anual do município